- A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL, O LIVRO DE LEITURA E OS INTELECTUAIS NA PRIMEIRA REPÚBLICA: UMA ANÁLISE DE A TERRA FLUMINENSE
|
- A FONTE LITERÁRIA E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORA A PARTIR DE “SENHORA”, MÃE DE CORA CORALINA
|
- A TRAJETÓRIA DA PROFESSORA MARIA RITA SOARES DE ANDRADE NO COLÉGIO PEDRO II
|
- A TRAJETÓRIA FORMATIVA E PROFISSIONAL DE HILDA PESSOA PRADO NAS DÉCADAS DE 1920 E 1930
|
- ACERVO DOCUMENTAL DA ESCOLA DE ENSINO PRIMÁRIO MARIA DIMPINA LÔBO DUARTE: CUIABÁ-MT (1969 A 1979)
|
- ALUNAS NOS CURSOS TÉCNICOS DA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO AMAZONAS E O MERCADO DE TRABALHO (1971-1982)
|
- ARRABALDE: VISÃO NORTEADORA DE EDUCAÇÃO IMPLANTADA NA AMAZÔNIA (XVII-XIX)
|
- AS REPRESENTAÇÕES DE INFÂNCIA NO BRASIL OITOCENTISTA SOB O OLHAR DOS VIAJANTES ESTRANGEIROS
|
- AS VOZES DAS NORMALISTAS DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO: ENTRE O MAGISTÉRIO E O MATRIMÔNIO
|
- CARTOGRAFIA DOS CASTIGOS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇA DO SÉCULO XX: A LITERATURA COMO FONTE
|
- COLÉGIO MARIA AUXILIADORA DE COXIPÓ DA PONTE, CUIABÁ/MT: CRIAÇÃO E FUNCIONAMENTO (1898 A 1917)
|
- CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO NO IMPRESSO QUILOMBO: VIDA, PROBLEMAS E ASPIRAÇÕES DO NEGRO (1948-1950)
|
- CORAGEM PARA A LUTA: ESCOLAS-MUNDOS POSSÍVEIS
|
- CRIAÇÃO E TRAJETÓRIA DA ESCOLA MATERNAL DE SANTA ROSÁLIA EM SOROCABA - SP (1924-1957)
|
- DIVERSIDADE E ENSINO DIFERENCIADO NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA FEUSP: RUPTURAS E PERSISTÊNCIAS (2011-...)
|
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS PÁGINAS DO JORNAL DO COMMERCIO(RJ) COMO FONTE PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (1840-1889)
|
- EDUCAÇÃO COMPATÍVEL PARA INGÊMUOS NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA.
|
- EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA NA ESCOLA NOTURNA SANTO INÁCIO - PRÁTICAS EDUCATIVAS E SOCIAIS EM SANTOS
|
- EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: A DISCIPLINA ESTUDOS AMAZÔNICOS COMO POLÍTICA EDUCACIONAL NO TERRITÓRIO PARAENSE
|
- EM EXIBIÇÃO: O CINEMA EDUCATIVO DAS ESCOLA RURAIS – CAXIAS DO SUL/RS (1951-1965)
|
- ENTRE FONTES E MEMÓRIAS: A ESCRITA DE TRAJETÓRIAS DE PROFESSORAS SECUNDÁRIAS
|
- ESCOLA NORMAL PEDRO CELESTINO: NOVOS RUMOS A PARTIR DE 1948
|
- FORMAÇÃO E ENSINO RELIGIOSO: UMA ANÁLISE DO CURSO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO IMPLEMENTADO NO PARFOR DA UEA, EM MANAUS, ESTADO DO AMAZONAS (2014-2018)
|
- GÊNESE DO GRUPO ESCOLAR DR. FERNANDO ALEXANDRE — ITUIUTABA, MG (1965–71)
|
- GRUPO ESCOLAR ANTÔNIO CRISTINO CÔRTES: HISTÓRIA E CULTURA ESCOLAR (1950-1974)
|
- GRUPO ESCOLAR DE ESTÂNCIA VELHA, RS (1941-1960): VESTÍGIOS DA CULTURA MATERIAL ESCOLAR
|
- HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA DITADURA MILITAR: MULHERES NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO 1970 - 1985
|
- HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DOM BOSCO DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS: PERCURSOS DO SEU PROCESSO DE CRIAÇÃO E INSTALAÇÃO (1954-1962)
|
- HISTÓRIA E USO DOS OBJETOS DE ENSINO DE GEOGRAFIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX
|
- INDÍCIOS DO FOLCLORE NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CAPIXABA (1947-1964)
|
- INFÂNCIAS, EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA: A CRIAÇÃO DA CASA DO PEQUENO JORNALEIRO (RIO DE JANEIRO, 1938-1945)
|
- INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS E DE ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA DESVALIDA NA PROVÍNCIA DO AMAZONAS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX
|
- IRMANDADES LEIGAS E A EDUCAÇÃO DE MENINOS ÓRFÃOS (1888-1920)
|
- MAPEAMENTO DAS TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL
|
- MEMÓRIAS E ESQUECIMENTOS: GUSTAVO DE SÁ LESSA (1888-1962)
|
- MEMÓRIAS NARRATIVAS: TESTEMUNHOS COMO EXEMPLO PARA APROXIMAR O ENSINO DE HISTÓRIA DA EXPERIÊNCIA DO ALUNO
|
- O COLÉGIO MÁXIMO DO MARANHÃO: NARRATIVA AINDA EXTRAOFICIAL SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA NO PERÍODO COLONIAL BRASILEIRO
|
- O COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA DO NOVO ENSINO MÉDIO E A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES: TRABALHO EM ANDAMENTO
|
- O CORPO DISCENTE DA ESCOLA NORMAL DE OURO PRETO NAS DÉCADAS FINAIS DO IMPÉRIO BRASILEIRO: ASPECTOS GERAIS
|
- O DECLÍNIO DO INSTITUTO LAURO SODRÉ NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE MENORES DESVALIDOS (1916 A 1917)
|
- O HUMANISMO PROPEDÊUTICO FINANCIADO PELO ESTADO: LYCEU DE GOIâNIA DE 1938 A 1961
|
- O POVO PERMANECE NA ESCOLA? UM GINÁSIO POPULAR NA MICRORREGIÃO DE VIÇOSA (1961 – 1971)
|
- O QUE TERIAM A NOS DIZER OS QUATRO ÚNICOS SURDOS PRESENTES NO CONGRESSO INTERNACIONAL DE MILÃO – 1880?
|
- PETER BURKE E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: RECEPÇÃO, USOS E APROPRIAÇÕES DAS OBRAS DO HISTORIADOR INGLÊS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PAULISTA E BRASILEIRA.
|
- REFERÊNCIAS À FORMAÇÃO LINGUÍSTICA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NAS PUBLICAÇÕES DA REVISTA AMAE EDUCANDO (1967-1987)
|
- RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E BIBLIOTECA EM PORTUGAL: SÉCULOS XIX E XX
|
- RESISTÊNCIA E COOPERAÇÃO: A ATUAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL SECUNDARISTA DO COLÉGIO ESTADUAL CENTRAL E SUA CONEXÃO COM A LUTA SINDICAL NO PERÍODO DA DITADURA CIVIL-MILITAR (1977-1979).
|
- RONDÔNIA, “ESPAÇOS VAZIOS DA AMAZÔNIA”: O PROJETO DE COLONIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS
|
- SIMBIOSE ESCOLA/IGREJA NO EX-TERRITÓRIO FEDERAL DO AMAPÁ: DIRETRIZES EDUCACIONAIS/CRUZADA MORALIZADORA DOS COSTUMES
|
- SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E IDEOLOGIA NO BRASIL DO INÍCIO DO SÉCULO XX: UMA ANALISE DOS PRIMEIROS MANUAIS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIROS
|
- TELAS E PLATAFORMAS DIGITAIS PARA ESCREVER A HISTÓRIA DOS PROFESSORES NA REGIÃO CENTRO-OESTE (1942-1961)
|
- TERRITORIALIDADES CATÓLICAS NA CIDADE: COLÉGIOS, CONGREGAÇÕES E PATRIMÔNIOS
|
- UM CURSO DE TREINAMENTO DE PROFESSORES NÃO TITULADOS NO SUL DE MATO GROSSO – MT (1970)
|
- “O ANTÍDOTO CONTRA O ÓDIO DE RAÇAS”: PROJETOS POLÍTICOS DE IGUALDADE RACIAL E IDEIAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS PARA A ESCOLA BRASILEIRA NO INÍCIO DO SÉCULO XX
|