GT 21 - Educação e Relações Étnico-Raciais
(escolha o trabalho)
A AUSÊNCIA NEGRA E SUAS MARCAS NOS MANUAIS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI
A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES/DIFERENÇAS DAS CRIANÇAS NEGRAS NA CRECHE
A ESCOLA É DE SAMBA OU O SAMBA É DA ESCOLA ? DA SAPUCAÍ A SALA DE AULA, UMA PROPOSTA DE CURRÍCULO DECOLONIAL.
A FAMÍLIA NEGRA EM LIVROS DIDÁTICOS E A LEI Nº 10.639/2003
A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM MATO GROSSO DO SUL
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DA ANPED (2016-2024)
A REPRESENTAÇÃO CULTURAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PRIMAVERA DO LESTE-MT: OLHARES POR UMA LENTE DECOLONIAL
AÇÕES AFIRMATIVAS PARA O INGRESSO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NEGROS E NEGRAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO
AUSÊNCIAS ENTRE LINHAS: A BRANQUITUDE NÃO DITA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
BALANÇO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A PRESENÇA DE DOCENTES NEGROS/AS EM ESPAÇOS DE VISIBILIDADE ACADÊMICA NO GT-21 DA ANPED
CABELIVÊNCIA: VOZES FEMININAS E CINEMA DE ANIMAÇÃO NEGRO COMO DISPOSITIVO PEDAGÓGICO.
CINEMA, REPRESENTAÇÕES DA NEGRITUDE E CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE: UMA ESTRATÉGIA ANTIRRACISTA NO CONTEXTO ESCOLAR
CONTRIBUIÇÕES DE NÚCLEOS DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS EM MATO GROSSO – ANÁLISES DAS AÇÕES, IMPACTOS E DESAFIOS
DECOLONIALIDADE: PROFESSORAS QUILOMBOLAS BUSCANDO A RUPTURA DE PARADIGMA NAS ESCOLAS
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA - UMA ANÁLISE A PARTIR DO CONTEXTO DA INFLUÊNCIA AO CONTEXTO DA PRÁTICA EM DUAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE VARGEM ALTA/ES
DOCÊNCIA, GÊNERO E RAÇA: PERCEPÇÕES E INTERSECCIONALIDADES A PARTIR DE NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA CIDADE DE IMPERATRIZ -MA
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA AÇÃO EDUCATIVA E PEDAGÓGICA: PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE CMEIS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GOIÂNIA
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE OS CURSOS PRESENCIAIS DE LICENCIATURA NA UFES
EDUCAÇÃO E RELAÇÕES RACIAIS EM MATO GROSSO: MATERIAL ESTRUTURADO, LDB E A LEI 10.639/2003.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A LEI 10.639/2003: UM OLHAR SOBRE O ACERVO BIBLIOGRÁFICO DO IFMT – CAMPUS JUÍNA
ENTRE PÁGINAS E ENCANTAMENTO: A LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA COMO PRÁTICA DA LIBERDADE
EPÍSTOLAS-ESCREVIVÊNCIAS: DESESTERIOTIPANDO MÃOS NEGRAS DA ESCRAVIZAÇÃO ÀS FAVELAS
ESCREVIVENDO FIOS NEGROS ALINHAVADOS NO PROCESSO DA AUTODECLARAÇÃO RACIAL NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL: GRITARAM-ME PRETINHA!!
EVASÃO ESCOLAR DE MULHERES NEGRAS DO CAMPO: VISIBILIZANDO INVISÍVEIS
FATORES INTERFERENTES NA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NEGRAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO EM VÁRZEA GRANDE – MT
FATORES INTERFERENTES NA PERMANÊNCIA DE MULHERES NEGRAS, COTISTAS E MÃES NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA UFMT
FLORESCENDO ENTRE AS BRECHAS: LIDERANÇAS FEMININAS NEGRAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA FORMAÇÃO HUMANA ANTIRRACISTA
FORMAÇÃO DO “EXCEDENTE INELIMINÁVEL”: VITALIDADES RADICAIS CONTRA A ANTI-NEGRITUDE
IDENTIDADADE PEIXENSE: ORALIDADES E MITOS DO FUNDO DO RIO
IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRERROGATIVAS DA LEI 10.639/2003
INDÍGENAS E QUILOMBOLAS NO TERRENO ACADÊMICO: ABALOS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO?
INVISIBILIZAÇÃO DAS ALTERIDADES: ESTUDANTE INDÍGENA XAVANTE NA ESCOLA URBANA
LEVANTAMENTO E BALANÇO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA ENQUANTO ESPAÇO DE LUTA, DE PROTAGONISMO E DE PRÁXIS HUMANA (2015-2021)
MOBILIDADE SOCIAL DE ESTUDANTES NEGROS/AS COTISTAS EGRESSOS/AS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD)
O FORTALECIMENTO IDENTITÁRIO DE MULHERES NEGRAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE MATO GROSSO DO SUL
O LUGAR DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS CURRÍCULOS DE CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS MINEIRAS
O PROCESSO DE MATERIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM CASTELO-ES
O QUINTAL COMO UM ‘ESPAÇOTEMPO’ FORMATIVO DOS COTIDIANOS PRETOS E PERIFÉRICOS
O TRABALHO INTELECTUAL INSURGENTE DE MULHERES NEGRAS NOS ESPAÇOS DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA UFMT
OS MARCOS LEGAIS NA IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS AFIRMATIVAS E DAS COTAS RACIAIS NO BRASIL E NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
PEDAGOGIA UBUNTU: NOVO OLHAR PARA A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS – ERER
POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUILOMBOLAS EM MATO GROSSO
PRÁXIS EDUCATIVA INTERSECCIONAL: O TRABALHO DA PROFESSORA E MUSICISTA GÊ LACERDA E A CONSTRUÇÃO DA CULTURA DE RESISTÊNCIA DAS MULHERES NEGRAS
PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE AS COTAS RACIAIS EM CONCURSOS PÚBLICOS PARA DOCENTES NEGROS/AS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
PROFESSORAS (ES) NEGROS: NARRATIVAS INSUBMISSAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL E NOS EUA
QUILOMBOS NO MATO GROSSO: RESISTÊNCIA, IDENTIDADE E DESAFIOS CONTEMPORÂNEO
RACISMO, SAÚDE MENTAL E VIDA NA UNIVERSIDADE: TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES NEGRAS/OS NO ENSINO SUPERIOR
REFLEXÕES SOBRE A CONDIÇÃO HISTÓRICA DO NEGRO NO BRASIL
RELAçõES éTNICO-RACIAIS NO FUTEBOL E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: TRABALHO EM ANDAMENTO DE UMA PROPOSTA DE ENFRENTAMENTO AO RACISMO
TEMPOS EMANCIPATÓRIOS: EPISTEMOLOGIAS NEGRAS NAS ESCREVIVÊNCIAS DOCENTES
TRAJETÓRIA DE ESCOLARIZAÇÃO DOS ESTUDANTES NEGROS/AS E BRANCOS/AS EGRESSOS DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFES
© Copyright ANPEd 2023