Eixo Temático 01 - História da Educação
(escolha o trabalho)
A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL E NO URUGUAI: A EDUCAÇÃO COMPARADA COMO METODOLOGIA DE PESQUISA
A EVOLUÇÃO DAS PUBLICAÇÕES SOBRE ETNIA ALEMÃ NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (1997-2023)
A MEMÓRIA COMO FORMA DE RESISTÊNCIA A CIDADE CONTEMPORÂNEA
A NECESSIDADE DA RESPONSABILIZAÇÃO DOS PAIS E MESTRES NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS EM PLUTARCO
AMPLIAÇÃO DA QUANTIDADE COM REBAIXAMENTO DA QUALIDADE: UM DILEMA EDUCACIONAL NAS PÁGINAS DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO (1921-1971)
AS PRÁTICAS CULTURAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: ESCOLA NORMAL RURAL “MURIALDO” - CAXIAS DO SUL/RS (1942-1972)
CONCEITOS-CHAVE ASSOCIADOS À DIDÁTICA: UMA SÍNTESE DE DEFINIÇÕES EM MANUAIS DE DIDÁTICA BRASILEIROS (1930-1970)
CONTRIBUIçõES METODOLóGICAS DA MICRO-HISTóRIA DAS PRáTICAS DE VIOLêNCIA CONTRA OS SUJEITOS INFANTIS PARA O CAMPO DA HISTóRIA DA EDUCAçãO
CORTEJOS AO “CONTERR NEO ILUSTRE”: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E MANIFESTAÇÕES SENSÍVEIS NOS RITUAIS FÚNEBRES A FELIPE TIAGO GOMES (BRASÍLIA/DF E PICUÍ/PB - BRASIL, 1996/2011)
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO NOS CONVENTOS FRANCISCANOS DO RIO DE JANEIRO: UMA PERSPECTIVA COLONIAL
ENSINO RURAL EM SÃO MARCOS/RS NAS MEMÓRIAS DE UMA PROFESSORA
REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE ESCRITA ESCOLARES A PARTIR DO “MANUAL DO PROFESSOR PRIMÁRIO” DE THEOBALDO SANTOS (1956)
TECENDO TEMPOS E HISTÓRIAS DA ALFABETIZAÇÃO: ANÁLISE DAS EDIÇÕES DO LIVRO “ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO” DE MAGDA SOARES (2003-2017)
TOMÁS DE AQUINO: O ENSINO E A APRENDIZAGEM NA OBRA DE MAGISTRO
UM OLHAR PARA A HISTÓRIA DA ABORDAGEM REGGIO EMILIA/ITÁLIA E A PRESENÇA FEMININA (DÉCADAS DE 1950- 1970)
UMA ESCOLA PARA OS COLONOS: O CASO DO SUDOESTE DO PARANÁ (1950- 1980)
© Copyright ANPEd 2024