GT 02 - História da Educação
(escolha o trabalho)
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL, O LIVRO DE LEITURA E OS INTELECTUAIS NA PRIMEIRA REPÚBLICA: UMA ANÁLISE DE A TERRA FLUMINENSE
A TRAJETÓRIA DA PROFESSORA MARIA RITA SOARES DE ANDRADE NO COLÉGIO PEDRO II
A TRAJETÓRIA FORMATIVA E PROFISSIONAL DE HILDA PESSOA PRADO NAS DÉCADAS DE 1920 E 1930
AS REPRESENTAÇÕES DE INFÂNCIA NO BRASIL OITOCENTISTA SOB O OLHAR DOS VIAJANTES ESTRANGEIROS
CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO NO IMPRESSO QUILOMBO: VIDA, PROBLEMAS E ASPIRAÇÕES DO NEGRO (1948-1950)
CORAGEM PARA A LUTA: ESCOLAS-MUNDOS POSSÍVEIS
CRIAÇÃO E TRAJETÓRIA DA ESCOLA MATERNAL DE SANTA ROSÁLIA EM SOROCABA - SP (1924-1957)
DIVERSIDADE E ENSINO DIFERENCIADO NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA FEUSP: RUPTURAS E PERSISTÊNCIAS (2011-...)
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS PÁGINAS DO JORNAL DO COMMERCIO(RJ) COMO FONTE PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (1840-1889)
EDUCAÇÃO COMPATÍVEL PARA INGÊMUOS NO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA.
EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA NA ESCOLA NOTURNA SANTO INÁCIO - PRÁTICAS EDUCATIVAS E SOCIAIS EM SANTOS
EM EXIBIÇÃO: O CINEMA EDUCATIVO DAS ESCOLA RURAIS – CAXIAS DO SUL/RS (1951-1965)
ENTRE FONTES E MEMÓRIAS: A ESCRITA DE TRAJETÓRIAS DE PROFESSORAS SECUNDÁRIAS
GRUPO ESCOLAR DE ESTÂNCIA VELHA, RS (1941-1960): VESTÍGIOS DA CULTURA MATERIAL ESCOLAR
HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DOM BOSCO DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS: PERCURSOS DO SEU PROCESSO DE CRIAÇÃO E INSTALAÇÃO (1954-1962)
HISTÓRIA E USO DOS OBJETOS DE ENSINO DE GEOGRAFIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX
INDÍCIOS DO FOLCLORE NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CAPIXABA (1947-1964)
INFÂNCIAS, EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA: A CRIAÇÃO DA CASA DO PEQUENO JORNALEIRO (RIO DE JANEIRO, 1938-1945)
IRMANDADES LEIGAS E A EDUCAÇÃO DE MENINOS ÓRFÃOS (1888-1920)
MAPEAMENTO DAS TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL
MEMÓRIAS E ESQUECIMENTOS: GUSTAVO DE SÁ LESSA (1888-1962)
MEMÓRIAS NARRATIVAS: TESTEMUNHOS COMO EXEMPLO PARA APROXIMAR O ENSINO DE HISTÓRIA DA EXPERIÊNCIA DO ALUNO
O CORPO DISCENTE DA ESCOLA NORMAL DE OURO PRETO NAS DÉCADAS FINAIS DO IMPÉRIO BRASILEIRO: ASPECTOS GERAIS
O POVO PERMANECE NA ESCOLA? UM GINÁSIO POPULAR NA MICRORREGIÃO DE VIÇOSA (1961 – 1971)
O QUE TERIAM A NOS DIZER OS QUATRO ÚNICOS SURDOS PRESENTES NO CONGRESSO INTERNACIONAL DE MILÃO – 1880?
PETER BURKE E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: RECEPÇÃO, USOS E APROPRIAÇÕES DAS OBRAS DO HISTORIADOR INGLÊS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PAULISTA E BRASILEIRA.
REFERÊNCIAS À FORMAÇÃO LINGUÍSTICA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NAS PUBLICAÇÕES DA REVISTA AMAE EDUCANDO (1967-1987)
RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E BIBLIOTECA EM PORTUGAL: SÉCULOS XIX E XX
RESISTÊNCIA E COOPERAÇÃO: A ATUAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL SECUNDARISTA DO COLÉGIO ESTADUAL CENTRAL E SUA CONEXÃO COM A LUTA SINDICAL NO PERÍODO DA DITADURA CIVIL-MILITAR (1977-1979).
TERRITORIALIDADES CATÓLICAS NA CIDADE: COLÉGIOS, CONGREGAÇÕES E PATRIMÔNIOS
“O ANTÍDOTO CONTRA O ÓDIO DE RAÇAS”: PROJETOS POLÍTICOS DE IGUALDADE RACIAL E IDEIAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS PARA A ESCOLA BRASILEIRA NO INÍCIO DO SÉCULO XX
© Copyright ANPEd 2024