Programa de Pós-Graduação em História
Prêmios Melhores Teses PPGH - 2021
Este prêmio foi criado para homenagear as melhores teses e dissertações defendidas por nossos alunos ao longo de um ano. Ele é atribuído pela Comissão de Planejamento do PPGH/UFF (CPLAN/PPGH) que seleciona entre todas as teses defendidas as que receberam melhores pareceres das bancas.
Thiago Alvarenga de Oliveira
Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense (2013), Mestre (2016) e Doutor (2020) em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFF e Doutor (2020) pela Escuela Internacional de Doctorado de la Universidad de Murcia. Sua tese “A Caixa Econômica da Corte: desenvolvimento, centralização e expansão da poupança brasileira (1861-1889)” foi indicada pelo PPGH-UFF ao Prêmio Capes 2021 e recebeu a qualificação de “sobresaliente cum laude” e “mención internacional” na Universidad de Murcia. Atualmente realiza pesquisas relacionadas à economia popular e poupança no séc. XIX-XX e trabalha em projetos com criação de banco de dados online e Georreferenciamento aplicado à área da História.
Tese: A Caixa Econômica da Corte: desenvolvimento, centralização e expansão da poupança brasileira (1861-1889)
ORIENTADOR: Luiz Fernando Saraiva
Jucieldo Ferreira Alexandre
Licenciado em História pela Universidade Regional do Cariri (2007), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (2010) e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2020). Integrou a turma de discentes do Doutorado Interinstitucional UFF/URCA (2016-2020). É professor da Universidade Federal do Cariri, atuando no Campus Juazeiro do Norte-CE.
Tese: A peste serve a qual partido?: disputas políticas e epidemia do cólera (Ceará, 1862-1863)
ORIENTADOR: Mario Grynszpan
Daniela Márcia Medina Pereira Agapto
Licenciada (2000) e Mestre (2004) em História pela Universidade Federal do Ceará. Em 2020 defendeu a tese “Romarias e Liberdades-Juazeiro do Norte e o Pós-Abolição (1860-1914)” na Universidade Federal Fluminense. Foi estudante do Doutorado Interinstitucional (DINTER) entre a Universidade Federal do Cariri (URCA) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professora do ensino médio na SEDUC-CE na escola EEMTI Capelão Frei Orlando em Canindé-CE.
Tese: Romarias e Liberdades-Juazeiro do Norte e o Pós-Abolição (1860-1914)
ORIENTADORA: Profa. Dra. Georgina Silva dos Santos
Marcos Felipe Vicente
Resumo biográfico: Licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará (2008), Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2011) e Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2020). Desenvolve pesquisas no campo da História Indígena, focando nos movimentos e transformações da etnia Paiaku, no Ceará. É professor da Rede Pública Estadual do Ceará. É pesquisador do grupo Sociedade e Cultura no Brasil Oitocentista (SEBO) – UFC e membro do grupo História do Direito: os caminhos da formação do fenômeno jurídico brasileiro – UFC.
Tese: DO PAIAKU DE MONTEMOR AO CABOCLO DA VILA DE GUARANY: LUTA POR TERRAS E REDEFINIÇÕES IDENTITÁRIAS (SÉCULOS XVII AO XX).
ORIENTADORA: Maria Regina Celestino de Almeida
Eduardo Daflon
Bacharel e licenciado (2014) em História pela Universidade Federal Fluminense, mestre (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF), doutor (2020) pela mesma instituição com período sanduíche na Universidade de Salamanca. Professor substituto de História Medieval da Universidade Federal Fluminense de Campos dos Goytacazes (2016-2017) e professor substituto do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Membro dos grupos de pesquisa Translatio Studii e do Centro Ciro Cardoso de Pesquisas sobre o Pré-Capitalismo (CCCP-PréK). Atualmente atua como professor convidado do Programa de Pós-Graduação em História Antiga e Medieval da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro.
Tese: Desvelando um Sujeito Oculto: Campesinato e Estrutura Agrária na Alta Idade Média Ibérica (ca. 450 – ca. 750)
ORIENTADOR: Mário Jorge da Motta Bastos
Mariana Rodrigues Tavares
Pós-doutoranda em História da Ciência e Divulgação Científica na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Doutora em História Social pelo Programa de Pós-graduação em História Social da UFF (PPGH-UFF) com a tese inédita intitulada “A ACLAMAÇÃO DAS LETRAS: O Instituto Nacional do Livro e a pedagogia literária no Brasil do século XX”, com financiamento da Capes (2016-2020). Atuou como professora substituta de Brasil Republicano e História Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no semestre 2.2020. Bolsista de Doutorado Sanduíche (2019) na Universidade de Évora com financiamento da Faperj. Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História Social da UFF (PPGH-UFF). Bolsista de Mestrado CNPq, entre os anos de 2014-2016, com o projeto ” EDITAR A NAÇÃO E ESCREVER SUA HISTÓRIA: Livros, projetos editoriais e disputas letradas no Instituto Nacional do Livro”. Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense. Prêmio Láurea Acadêmica na Universidade Federal Fluminense em 2014.