Programa de Pós-Graduação em História
Prêmios Melhores Teses PPGH - 2023
Este prêmio foi criado para homenagear as melhores teses e dissertações defendidas por nossos alunos ao longo de um ano. Ele é atribuído pela Comissão de Planejamento do PPGH/UFF (CPLAN/PPGH) que seleciona entre todas as teses defendidas as que receberam melhores pareceres das bancas.
Nome: Jônatas Roque Mendes Gomes
Mini currículo: Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em História e mestrado em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, Pensamento Político Luso-Brasileiro e Teoria e Metodologia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento político e social, constitucionalismo(liberal) no século XIX, conceitos políticos ibero-americanos, formação dos Estados Ibero-americanos, escrita da história e circulação cultural e de ideias. Integra o Grupo de Pesquisa História, Poder e Ideias Políticas (UERJ), o Laboratório Cidade e Poder (UFF) e o Grupo de Estudos e Pesquisas Eulália & Bárbara (UFF).
Título da tese: Intelectuais nas duas margens do Atlântico: Circulação de ideias e apropriações culturais (José da Silva Lisboa e José Acúrsio das Neves: 1798-1832).
Nome da orientadora: Gizlene Neder
Nome: Clarisse dos Santos Pereira
Mini currículo: Licenciada (2014) e Mestra (2017) em História pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutora (2022) em História pela Universidade Federal Fluminense. Desde a graduação desenvolveu pesquisa na área de História do Brasil República, debruçando-se sobre a temática dos trabalhadores rurais durante a ditadura civil-militar. Atua na área de desenvolvimento de produtos e materiais didáticos e é professora da rede estadual de ensino de Pernambuco.
Título da tese: Justiça do Trabalho e direitos trabalhistas no campo em tempos de ditadura: a experiência do Prorural na Zona da Mata de Pernambuco (1971-1985).
Orientadora: Samantha Viz Quadrat
Nome completo: Lurian José Reis da Silva Lima
Mini currículo: Lurian Lima é Pós-Doutorando Nota 10 da FAPERJ no departamento de Música da UNIRIO, Doutor em História na Universidade Federal Fluminense. Foi Bolsista de Doutorado do CNPq, Pesquisador Visitante da Fulbright no Departamento de História da New York University. Integra o Grupo de Pesquisa Educação Saberes e Decolonialidades (UnB), Grupo de Estudo e Pesquisa Cultura Negra no Atlântico (CULTNA/UFF), o Laboratório de História Oral (UFF) e o Grupo de Trabalho Emancipações e Pós-Abolição da ANPUH. Foi professor de História da Música da Universidade Estadual do Paraná entre 2020 e 2021. É Mestre em Música, Musicologia/Etnomusicologia, pela Universidade Federal do Paraná como bolsista CAPES. Atua como pesquisador e professor nas áreas de História e Música, discutindo temáticas relacionadas a racismo, conflitos raciais e protagonismo negro na sociedade e cultura do Brasil República; música, cultura e identidade negra na Diáspora Africana; música, historiografia e identidade nacional no Brasil.
Título da Tese: “Essa história você precisa ouvir!”: memórias do circuito de música negra do rio de janeiro (1887-1972)
Orientadora: Profa. Dra. Martha Campos Abreu
Nome completo: Guilherme Muniz Safadi
Mini currículo: Doutor em História (2022) pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em História (2014) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Bacharel e Licenciado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Tem experiência com pesquisas em relações Cinema-História, Cinema Argentino, Cinema Brasileiro e hip hop no Brasil. É professor de história na rede pública de Niterói.
Título da tese: Cinema & Hip Hop nos anos 1990: o invasor nas disputas de representação entre centro, periferia, crime e violência.
Orientadora: Juniele Rabêlo de Almeida
Nome completo: Paula Carolina de Andrade Carvalho
Mini currículo: Possui graduação em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e bacharelado e licenciatura em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e História da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Na graduação fez a iniciação científica “O Museu Sertório: Uma coleção particular em São Paulo no século XIX”, com a qual foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Fez mestrado em História pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-UNIFESP), intitulado “Going Native”: Islã e alteridade em “Personal Narrative of a Pilgrimage to Al-Madinah and Meccah”, de Richard Francis Burton (1855-56) em 2017, sob orientação da Profa. Dra. Samira Adel Osman, com o qual foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Fez doutorado do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF). Publicou em 2022 o livro “Direito à vagabundagem: as viagens de Isabelle Eberhardt” pela editora Fósforo. Participa do Laboratório de Estudos Orientais e Asiáticos (LEOA) da UNIFESP. Faz pesquisa nas áreas de História da Ásia, Estudos Islâmicos, Estudos Pós-Coloniais, Imperialismo e Colonialismo do Século XIX, Teoria da História e História Cultural.
Título da tese: A representação de si como outro: o disfarce muçulmano de Richard Francis Burton (1821-1890)
Orientador: Prof. Dr. Alexsander Lemos de Almeida Gebara.
Nome completo: Felipe Alexandre Silva de Souza.
Mini Currículo: Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Ciências Sociais pela UNESP (Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília), Licenciado em História pela UNICESUMAR e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Concentra os estudos na área de História Contemporânea, com ênfase na História Política da Europa no Século XX.
Título da tese: A intervenção britânica na segunda fase da guerra civil grega (1944-1945).
Orientador: Daniel Aarão Reis.